ARTIGO 04

FUI DISPENSADO DO TRABALHO, DEVO CONTINUAR CONTRIBUINDO COM O INSS?

Em meio as incertezas, muitas empresas acabaram dispensando seus funcionários, com isto muitos ficam na dúvida se devem continuar contribuindo para a previdência ou não, vamos sanar aqui algumas dessas dúvidas!

Preciso pagar o carnê? Tenho direito a algum benefício caso eu adoeça? Diversos são os questionamentos a respeito do assunto, o que precisamos ter em mente é que o pagamento do carnê, implica diretamente no número de contribuições e no salário de benefício, fator que será relevante no momento da aposentadoria.

Já em alguns benefícios como no AUXILIO DOENÇA, o segurado precisará, possuir tempo de carência e qualidade de segurado, este tempo seria de 12 contribuições mensais, do início da incapacidade, sendo que na perícia será avaliado se é caso de exigir a carência ou não, conforme normas do INSS.

Importante ressaltar que, mesmo após a dispensa do trabalho, os segurados continuam tendo direito aos benefícios por até 36 meses, mas, importante que já tenham adquirido a qualidade de segurado, ou seja, cumprido o tempo de carência. Ficou alguma dúvida? Nos mande uma mensagem, teremos o prazer em esclarecer.


Dra. Liliane Carvalho – Advogada
Dúvidas e orientações: Whatsapp (12) 98154-5999

<<< VOLTAR