ARTIGO 08

O QUE É O CNIS?

O CNIS é o documento previdenciário mais importante no REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, trata-se de prova plena, que comprova vínculos e contribuições, nele consta, os locais onde o segurado trabalhou, períodos, exposição a agentes nocivos, salários de contribuição entre outras informações muito importantes que são analisadas no momento em que se requerer um benefício.

Entretanto este documento é passível de erros, visto ser alimentado por informações prestadas por empresas, pelos próprios segurados e por órgãos públicos, sendo dever do segurado fiscalizar e sanar as incoerências encontradas. Normalmente, o segurado só fica sabendo que existe algo de errado no momento do pedido da aposentadoria, e isso pode causar o adiamento nos planos de aposentadoria.

No entanto é muito fácil, você consultar e verificar se tudo está OK, através do portal MEU INSS, o segurado pode emitir o CNIS e confrontar as informações que lá constam com a realidade da sua vida profissional, caso verifique algum erro, procure um advogado de sua confiança, para que ele analise, e se for o caso lhe oriente sobre as correções que precisam ser feitas, isso lhe fará economizar tempo e dor de cabeça no momento de requerer um benefício.

É importante estar atento, pois infelizmente empresas deixam de existir do dia para noite, o que dificulta a correção dos dados no documento, visto que é ela quem irá lhe fornecer documentos, para essa regularização do CNIS, então fique ligado.

Dra. Liliane Carvalho – Advogada
Dúvidas e orientações: Whatsapp (12) 98154-5999

<<< VOLTAR