Blog

Artigos

Tire suas dúvidas e aprenda com a gente!

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO – ACABOU COM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

Esta é uma ótima questão quando analisamos as importantes e profundas mudanças nas regras previdenciárias advindas da Emenda Constitucional nº 103 de 2019, que trouxe a reforma da previdência.

Primeiro, temos que informar (para quem não sabe), que a partir de novembro de 2019, com a reforma da previdência foi imposta ao segurado da previdência social o requisito…

LEIA MAIS….

.



.

BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE?

Você sabe, quais são as modalidades de benefícios por incapacidades, que o Regime Geral de Previdência Social disponibiliza para seus segurados? Atualmente temos três espécies de benefícios, sendo eles:

Auxilio acidente, Auxilio por incapacidade temporária e Auxilio por incapacidade permanente. Muitas pessoas confundem doença com incapacidade…

LEIA MAIS….

.



.

TEMPO DE ATIVIDADE RURAL?

Tema bastante sensível dentro do direito previdenciário, por um lado, por se tratar de uma classe de segurados que se diferencia no que tange às contribuições propriamente ditas, por outro, por terem regras específicas.

Cumpre salientar que como segurados rurais temos, tanto os empregados e trabalhadores avulsos, como também os segurados especiais, sendo estes…

LEIA MAIS….

.



.

O QUE É O CNIS?

O CNIS é o documento previdenciário mais importante no REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL, trata-se de prova plena, que comprova vínculos e contribuições, nele consta, os locais onde o segurado trabalhou, períodos, exposição a agentes nocivos, salários de contribuição entre outras informações.

Entretanto este documento é passível de erros, visto ser alimentado por informações prestadas por empresas, pelos próprios segurados e por…

LEIA MAIS….

.



.

COMO CALCULAR MEU TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PARA APOSENTAR?

O assunto do tempo de contribuição necessário para a aposentadoria, nem sempre é um tema fácil e por vezes, bastante tormentoso, ainda mais em um país onde as regras para a aposentadoria estão em constante mudanças.

O segurado empregado, aquele que, via de regra, trabalha de carteira assinada, conta o tempo de contribuição desde o início do contrato de trabalho até a rescisão, independentemente de comprovação dos…

LEIA MAIS….

.



.

COMO FICARÃO MINHAS CONTRIBUIÇÕES NO PERÍODO EM QUE EU TIVER AFASTADO?

Os contaminados (e isolados) pelo Coronavírus (COVID-19), segurado do INSS no momento da contaminação, não será prejudicado por não estar trabalhando, e, consequentemente, não contribuindo, pois seu direito como segurado será mantido.

Essa previsão da continuidade da qualidade de segurado já existe na Lei que trata sobre benefícios, porém, levando em consideração o assunto do momento, o novo Coronavírus, reforçamos esse trecho para que as pessoas possam…

LEIA MAIS….

.



.

SOU AUTÔNOMO, DEVO CONTINUAR CONTRIBUINDO COM O INSS?

Diante do cenário econômico cada vez mais as pessoas estão criando o interesse em abrir seu próprio negócio, trazendo também a dúvida em relação a contribuição ao INSS.

Se você se identificou com a dúvida da maioria dos brasileiros, esse artigo é para você! Provavelmente você trabalha por conta própria e sem a existência de relação de emprego. Pois bem, perante o INSS você é…

LEIA MAIS….

.



.

FUI DISPENSADO DO TRABALHO, DEVO CONTINUAR CONTRIBUINDO COM O INSS?

Em meio as incertezas, muitas empresas acabaram dispensando seus funcionários, com isto muitos ficam na dúvida se devem continuar contribuindo para a previdência ou não, vamos sanar aqui algumas dessas dúvidas!

Preciso pagar o carnê? Tenho direito a algum benefício caso eu adoeça? Diversos são os questionamentos a respeito do assunto, o que precisamos ter em mente é que o pagamento…

LEIA MAIS….

.



.

ESTOU COM O CORONAVÍRUS, TENHO DIREITO A AUXÍLIO?

O paciente que for diagnosticado com Covid-19 deverá ficar em isolamento por recomendação do profissional de saúde, por um prazo máximo de 14 dias, podendo se estender por mais 14 dias, se necessário.

O isolamento impede que o trabalhador exerça sua atividade habitual. O que se entende por isso? Não é razoável o trabalhador ficar isolado por mais de 15 dias e não ser amparado nesse período de afastamento, já que a medida serve para prevenção de risco…

LEIA MAIS….

.



.

NÃO POSSO SAIR DE CASA – Como dar entrada na minha aposentadoria?

Estamos vivendo um momento bastante difícil causado pela pandemia do novo CORONAVÍRUS, quem já tem direito a requerer sua aposentadoria, não estará prejudicado de exercer este direito, mesmo que de casa.

Os segurados do INSS, para se aposentar devem cumprir certos requisitos, como idade e tempo de contribuição , dependendo se o segurado já completou os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição, antes da reforma da previdência, nem de idade precisa…

LEIA MAIS….

.



.

CORONAVÍRUS – Estou quase aposentando e agora?

Diante do risco de desemprego e possível crise econômica no país, seria este o melhor momento para se verificar o direito a uma aposentadoria?

Mesmo após quatro meses da reforma da previdência, muitas pessoas ainda não fizeram uma análise detalhada de seu tempo de contribuição, você já verificou se as informações de seus vínculos trabalhistas…

LEIA MAIS….

.



.

PARA SABER MAIS ENTRE EM CONTATO CONOSCO!